Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (1782 votos)






Partilhe esta Página


A Historia do Plàstico
A Historia do Plàstico

HISTORIA DO PLÁSTICO

 

O primeiro plástico se origina de um concurso realizado em 1860 nos Estados Unidos, quando ofereceu $10.000 para que produzir um substituto para o Marfim (cuja reserva-se esgotado) para a fabricação de bolas de bilhar. Ele ganhou a John Hyatt, que inventou um tipo de plástico chamado celulóide.

Celulóide é produzido pela dissolução de celulose, um hidrato de carbono obtido a partir de plantas em uma solução de cânfora e etanol. Com ele começou a fabricar diversos objetos, como identificadores de faca, quadros, lentes e cinema. Sem celuloide não teria sido capaz de iniciar a indústria cinematográfica no final do século XIX. Celulóide pode ser ablandado repetidamente e moldado novamente pelo calor, assim ele recebe a designação de termoplástico.

Em 1907, Leo Baekeland inventou baquelite, o primeiro qualificou-se como termofijo ou termofixa plásticos: plástico que pode ser fundido e moldado enquanto eles são quentes, mas que não pode ser ablandados pelo calor e moldado novamente uma vez que eles formaram. Baquelite é isolante e resistente à água, ácidos e calor moderado. Devido a estas características que rapidamente se espalhou para vários objetos de usar componentes de utilidade doméstica e eléctricos.

Os resultados alcançados com o primeiro plástico incentivou os produtos químicos e a indústria a procurar outras moléculas simples que podem ser ligadas para criar polímeros. Na década de 1930, inglês químicos descobertos que o gás etileno polimerizaba baixo a ação do calor e pressão, formando um termoplástico chamado de polietileno (PE). No sentido da década de 1950 aparece polipropileno (PP).

Para substituir um hidrogênio atom em etileno por um cloreto produziu o cloreto de polivinil (PVC), um plástico duro e resistente ao fogo, especialmente adequado para tubulações de todos os tipos. Para adicioná-los com diferentes aditivos é alcançado um soft, membro suplente material de borracha, comumente usada para roupas à prova d'água, toalhas de mesa, cortinas e brinquedos. Um semelhante ao plástico PVC é o politetrafluoroetileno (PTFE), popularmente conhecido como Teflon e rolos usados e panelas antiaderentes.

Outro plástico desenvolvido na década de 1930 na Alemanha foi o poliestireno (PS), um material muito transparente normalmente usado para vasos, panelas e hueveras. Poliestireno expandido (EPS), uma espuma rígida e branco, é usado basicamente para isolamento térmico e embalagens.

Também na década de 1930 é criada a primeira fibra artificial, nylon. O descobridor foi o químico Walace Carothers, que trabalhou para a empresa Du Pont. Ele descobriu que dois produtos químicos como o ácido hexametilenodiamina e adípico poderia formar um polímero que bombeada através de buracos e esticada poderiam formar segmentos que poderiam tecer. Seu primeiro uso fabricava pára-quedas para as forças armadas dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, está expandindo rapidamente para a indústria têxtil na fabricação de meias e outros tecidos combinados com lã ou algodão. Nylon foi seguido por outras fibras, como por exemplo o orlon e o acrilán.

Na década de 1990, principalmente no que tem a ver com a embalagem em garrafas e frascos, se desenvolveu rapidamente o uso o de tereftalato de polietileno (PET), material que vem movendo para vidro e PVC no mercado de embalagens.


AQUISIÇÃO OU PRODUÇÃO DO PLÁSTICO

Fabricação de plásticos e seus manufaturados envolve quatro etapas básicas: obtenção de matérias-primas, o polímero base, produção da síntese de polímeros como um produto utilizável industrialmente e formulário ou deformação do plástico até sua forma final.

Matérias-primas.

Inicialmente, a maioria dos plásticos foram fabricada a partir de resinas de origem vegetal, como celulose (para o algodão), o furfural (a partir de shell da aveia), óleos de sementes e derivados de amido ou carvão. A caseína no leite foi um dos não materiais vegetais utilizados. Enquanto a produção de nylon foi originalmente baseada no carvão, ar e água, e de nylon 11 é fabricado ainda com mamona, a maioria dos plásticos hoje é feita com produtos petrolíferos. As matérias-primas derivadas do petróleo são tão baratos como abundante. No entanto, dado que o fornecimento de petróleo global estão limitados, outras fontes de matérias-primas, tais como a gaseificação do carvão sendo investigados.

Síntese de polímero
Polimerização é o primeiro passo para a fabricação de plástico. Como mencionei anteriormente, os dois métodos básicos de polimerização são as reações de condensação e adição. Esses métodos podem efectuar-se de várias maneiras. Na massa polimerização é polimeriza somente monômero, geralmente em uma fase líquida ou gasosa embora alguns PCR é igualmente no estado sólido. Através da polimerização em solução forma uma emulsão que coagula então. Monômeros na polimerização pela interface dissolver em dois líquidos imiscíveis e polimerização realiza-se na interface entre dois fluidos.

Aditivos.

Aditivos químicos são frequentemente usados para obter uma propriedade específica. Por exemplo, os antioxidantes protegem degradação química do polímero decorrente oxigênio e ozônio. De forma semelhante, estabilizadores protegê-lo de intemperismo. Os plastificantes produziram um polímero mais flexível, óleos reduzem o atrito e pigmentos coloridos plásticos. Algumas substâncias ignifugo e anti-estáticas são usadas como aditivos.

Muitos plásticos são fabricados sob a forma de material composto, que envolve a adição de alguns materiais de reforço (geralmente fibras de vidro ou carbono) a matriz de resina plástica. Materiais compósitos têm resistência e estabilidade de metais, mas são geralmente mais leves. Espumas de plásticas, composto de plástico e gás, fornecem uma massa de luz grande mas muito.

Forma e acabamento

As técnicas usadas para obter o formulário final e acabamento de plástico depende de três fatores: tempo, temperatura e deformação. A natureza de muitos desses processos é cíclica, embora alguns podem ser classificados como contínuo ou semicontinuos.

Uma das operações mais comuns é a extrusão. Uma máquina de extrusão é um dispositivo que bombeado o plástico por meio de um molde com a forma desejada. Produtos extrudados, como por exemplo os tubos, tem uma seção com uma base regular. Máquina de extrusão também realiza outras operações, tais como moldagem por sopro e moldagem por injeção.

Processos utilizados são a moldagem por compressão, no qual pressão forçando o plástico para tomar forma concreta e moldagem de transferência, no qual um pistão introduz a pressão de plástica fundida em um molde. A calandragem é outra técnica pelo qual formam-se folhas de plástico. Alguns plásticos, e em particular que têm uma alta resistência à temperatura, exigem processos de fabrico especial. Por exemplo, o politetrafluoroetileno tem uma viscosidade de ferro fundido tão alto que deve ser pressionado para obter a forma desejada e sinterização, ou seja, exposto a temperaturas extremamente altas que convertem o plástico em uma massa de coesa sem fusão-lo.

TIPOS DE PLÁSTICOS:

1. POLIETILENO:

Ele é chamado com as iniciais EP Existem basicamente três tipos de polietileno:

(a) de alta densidade PE: é um polímero obtido etileno em canais com moléculas suficientemente juntas. É um plástico incolor, inodoro, não tóxico, forte e resistente a choques e produtos químicos. Temperatura de amolecimento é de 120 ° c. É utilizada no fabrico de recipientes de diferentes tipos de encanamento, têxteis, tubos flexíveis, contentores de lixo, papel, etc... Todos eles são produtos de grande resistência e não usados por agentes químicos.

b média densidade PE: Ele é usado na fabricação de tubulações de gás natural subterrânea que são facilmente identificáveis pela sua cor amarela.

(c) baixa densidade PE:Um polímero com cadeias de moléculas é menos vinculado e mais dispersos. É um plástico incolor, inodoro, não tóxico, mais suave e flexível do que a alta densidade. Suaviza a partir de 85 ° c. Por isso menos energia é necessária para destruir suas cadeias, por outro lado, é menos resistente. Embora suas propriedades mais valiosas são um bom isolador. Podemos encontrá-lo sob formas de transparentes e opacos. É usado para sacos e sacos de pessoas empregadas nas lojas e supermercados, tubos flexíveis, isolantes para condutores eléctricos (soquetes, switches), brinquedos, etc... você precisa de flexibilidade.

2. POLIPROPILENO:

Um plástico muito duro e resistente é conhecido pela sigla pp. Es. É opaco e com alta resistência ao calor, em seguida, suaviza a uma temperatura mais elevada (150 ° C). É muito resistente ao choque mesmo que tem baixa densidade e pode ser dobrado facilmente, resistindo bent múltiplos para que ele é usado como material para dobradiças. Ele também resiste os produtos corrosivos. Usado na fabricação de caixas e tubos para fluidos quentes, seringas, revestimento de baterias para automóveis, electrodomésticos, mobiliário (cadeiras, mesas), brinquedos e embalagens. Outra das suas propriedades é o segmento resistente de forma adequado para o fabrico de seqüências de caracteres, zafras, redes de pesca.

3. POLIESTIRENO:

Ele é designado com as letras PS. É um plástico frágil, que pode ser colorido e tem uma boa resistência mecânica, que resiste ao choque muito bem. Suas formas mais comuns de apresentação são o laminar. É usado para fazer embalagens, tampas de jóias de fantasia, componentes electrónicos e outros elementos que precisam de uma grande luminosidade, mobiliário de mobiliário de jardim de bar do terraço, etc... O formulário esponjoso também é chamado PS expandido com o nome de POREXPAN ou cortiça branca, que é usada para fabricar embalagens e embalagens de proteção, como isolamento térmico e acústico em paredes e tectos. Ele também é usado em instalações de aquecimento.

4.CLORETO DE POLIVINIL :

Ele é designado pela sigla PVC. PVC é o plástico mais versátil, já que ele pode ser fabricado com características muito diferentes, adição de aditivos que são fornecidos a eles. É muito estável, durável e resistente, sendo capaz de fazer menos rígidas e mais elástica se adicionando mais aditivo plastificante.

Ela suaviza e deforma a uma temperatura baixa, tendo uma alta resistência aos líquidos corrosivos, para que ele é usado para a construção de reservatórios e tubos de drenagem.

PVC em sua apresentação mais rígida é usado para fazer as tubulações de água, isolamento de tubos e proteção, calhas, revestimentos exteriores, janelas, portas e janelas, caixas de tubulação e eléctricas.

5. O ACRÍLICO.:

Em geral é polímeros sob a forma de grânulos disposta a passar por processos de fabricação diferente. Um dos mais conhecidos é o polimetilmetacrilato. Muitas vezes também é referido com a abreviatura PMMA. Possui boas propriedades mecânicas e pode ser facilmente polido. Por esta razão, ele é usado para fazer objetos decorativos. Também usado como substituto do vidro para construir vitrinas, dada a sua resistência aos choques.

Apresentação transparente ou translúcida, que ele costumava fazer sinais, painéis luminosos e óculos de proteção.

Aplicativos de metacrilato encontram-se nas janelas de alion, a parte óptica, acessórios de banheiro, ou móveis. Também é muito prático na indústria automotiva. As canalizações (banheiras, lavatórios, pias) são feitas de pó de plástico acrílico.

Ele foi anteriormente comercial Plexiglas. Mas uma das principais desvantagens neste muito útil é o seu alto preço.

6. AS POLIAMIDAS:

Eles são designados com as letras PA A poliamida é nylon. Pode ocorrer de diferentes maneiras, mas os dois mais famoso são o rígida e fibra. É duro e resiste o atrito e o desgaste como agentes químicos.

Em sua apresentação rígida é usada para a fabricação de peças para a transmissão dos movimentos, como rodas de todos os tipos (convencional, etc.), parafusos, peças de máquinas, partes de aparelhos elétricos, ferramentas e utensílios domésticos, etc...

Em sua apresentação como fibra, devido à sua capacidade de segmentos de formulário, este plástico é usado na indústria têxtil e a corda para fazer cordas, meias, tecidos e outros elementos flexíveis.

O que são polímeros?

A matéria é composta de moléculas que podem ser de tamanho normal ou moléculas gigantes chamadas polímeros.

Polímeros são produzidos pela União de centenas de milhares de pequenas moléculas chamadas monômeros que formam enormes cadeias de várias formas. Alguns parecem macarrão, outros têm ramificações. alguns lembram mais as escadas e outros são as redes tridimensionais.

São polímeros naturais de grande importância comercial, como algodão, constituído por fibras de celulose. Celulose encontrada em madeira e as hastes de muitas plantas, e eles são usados para fazer papel e tecidos. Seda é outro premiado polímero natural e uma semelhante a poliamida de nylon. Lã, proteína de ovinos de cabelo, é outro exemplo. A hevea seringueiras e guaiúle Bush, também são polímeros naturais importantes.

No entanto, a maioria dos polímeros que utilizamos em nossas vidas diárias são materiais sintéticos com propriedades e variadas aplicações.

O que distingue polímeros de materiais constituído por moléculas de tamanho normal são suas propriedades mecânicas. Em geral, polímeros possuem excelente resistência mecânica porque as cadeias de polímeros grande atraem. Forças intermoleculares de atração dependem da composição química do polímero e podem ser de vários tipos.

Principais polímeros

Polietileno (PE):

As olefinas como etileno, em um estado gasoso, têm pouca tendência a polimerizar, mas investigações do inglês Perrin e andorinha realizada em 1931 nos laboratórios da Imperial Chemical Industries, lhes permitiu observar que o etileno sujeitas a temperaturas de aproximadamente 170 graus Celsius e 1.400 atmosferas de pressão, foi transformada em polímeros de etileno com a aparência de pó branco.

Este plástico tinha uma grande flexibilidade e uma extraordinária resistência química e dieléctrico, o que fez bem adaptada para o isolamento de cabos.

O alemão Ziegler, o Instituto de investigação do carvão, Mülheim/Ruhr, da obra iniciada por Natta italiano, gerenciados a polimerização do etileno a pressão atmosférica e temperaturas abaixo de 70 ° c. Mas as propriedades deste plástico eram muito diferentes a recuperado pela Perrin e engolir.

Isso ocorreu porque o primeiro foi uma estrutura muito ramificada (amorfa) e o segundo foi uma estrutura linear (do tipo cristalina) a primeira consequência foi que compreendia a primeira densidade entre 0' 91-0, 93 foi menor do que do último que foi entre 0.94 e 0´96.

Internacionalmente são chamados de polietileno de baixa densidade, polietileno de ramificado e de alta densidade de cadeia linear ou estrutura cristalina.

Todos esses materiais têm uma alta resistência a produtos químicos, ácidos, bases, óleos, gorduras, solventes... No entanto, sua resistência é moderada de hidrocarbonetos normais.

O PEBD, polietileno de baixa densidade ou PEBD (polietylene de baixa densidade), como é conhecido internacionalmente, é usado para fabricar bolsas flexíveis, embalagens industriais, telhados de estufas agrícolas, etc.
Também graças à sua resistência dielétrica para o isolamento de fios elétricos.

O PEAD, alta densidade ou polietileno HDPE (polyetilene de alta densidade), também é usado para sacos (lojas, mercados...) também devido ao seu impacto resistência é usada para caixas de garrafas, frutas, peixe...Tubos, brinquedos, capacetes de segurança no trabalho.
Com sua estrutura linear serve para cabos e redes (estacas de navios e redes de pesca), telas para redes. Resistência térmica permite a utilização de embalagem que deve ser esterilizada em autoclave (leite, soro de leite)

Devido a sua grande facilidade de extrusão de filmes, o polietileno são muito usados para revestimentos de outros materiais, papel, papelão, alumínio... e para embalagem (sacos de plástico)

Poliamida (PA):

Em 1930, um polímero que poderia fazer tópicos de grande resistência, é descoberto por Carothers e J.Hill trabalhando nos laboratórios da empresa química Du Pont de Nemours foi a primeira poliamida 6.6, que foi lançada dez anos mais tarde, com o nome de Nylon.

Em 1938, Shlack nos laboratórios da empresa alemã Farbenindustrie alcançado a polimerização do PA 6, lançado com o nome de marca Perlon.

As poliamidas estão disponíveis para o poliadición de um produto (PA 6) ou policondensação de dois produtos distintos(PA6,6). O número indica o número de átomos de carbono que compõe a molécula de base na cadeia.
O PA 6 é o policaprolactama, a caprolactama tem 6 carbonos. E PA 6,6 é obtido por policondensação de ácido adípico (6 átomos de carbono) e hexametilenodiamina (6 átomos de carbono)

As poliamidas estão perto da metais propriedades físicas como a resistência à tração entre 400-600 kg / cm2. Eles têm um coeficiente de atrito muito baixo não precisará partes submetidas ao atrito de lubrificação. Trabalho de baixo peso específico entre 1' 04 e 1' 15, boa resistência química, moldagem fácil e resistência a temperaturas de até 1200 ° C. Todas estas propriedades tornam adequados para caixas de engrenagens, rolamentos, zíperes, lâminas de ventiladores industriais, parafusos...

Eles têm um problema, seu higroscopidad. Eles absorvem a água em uma percentagem variável, isso leva à corte suas propriedades mecânicas e aumentam o volume para o swell.
Reforço com fibra de vidro melhora suas propriedades mecânicas e reduz o risco de variações de volume.

Poliamida 11 é usada para o revestimento de metal através do sistema de sinterização peças em Fluidised, popularmente conhecida sob o nome de rilsanización
(Rilsan é marca registrada da poliamida 11)

Por exemplo muitos bloqueios e maçanetas têm esse revestimento, a também peças de navios

Policloreto de vinilo (PVC):

Ele começou a ser fabricados industrialmente em 1931, a empresa alemã IG Farbenindustrie, graças ao trabalho de Hubert e Schönburg.

Este plástico, é necessário adicionar aditivos, plastificantes, amaciadores, encargos, outros polímeros, para que ele adquire as propriedades que permitem sua utilização em diversas aplicações.

Sua capacidade de suporte todos os tipos de aditivos permitem que você pode adquirir propriedades diferentes e tendo em conta o preço relativamente baixo faz com que seja um muito apreciado e material utilizado no fabrico de muitos produtos.

Assim você pode ser flexível ou rígida; transparente, translúcido ou completamente opaco; frágil ou tenaz; Compactar ou espuma.

PVC é o plástico mais versátil.

PVC rígido faz não os aditivos plastificantes. A flexível ou bainha, leva-los.

É um polímero amorfo. Utilizada no fabrico de garrafas de água, vinagre, óleo, embalagens de manteiga, margarina, tubos, solas dos sapatos, brinquedos, mangueiras, revestimento, isolamento de fios elétricos, perfis de janelas, etc.

Polimetilmetacrilato (PMMA):

Caspary e Tollens extraídos, em 1873, mas não utilizado em larga escala até que o alemão Romo fabricados-lo e comercializados sob a marca Plexiglas.

Este plástico tem um alto grau de transparência, bem como alta rigidez e dureza, boa resistência química, moldagem fácil e bom comportamento dielétrico.

Ele é usado em várias aplicações, acessórios para banheiros, pára-brisas e janelas de aviões, navios gates, clarabóias.

Você também pode converter pela conversão. Placas podem ser obtidas pela conversão entre duas placas de vidro.
E eles, em seguida, podem ser facilmente mecanizados.

Para ser um material muito transparente, também usado em óptica, lentes para óculos de sol, máquinas fotográficas.
Para aumentar a dureza e evitar coçar de lentes recebem um tratamento de fluoretação.

Polipropileno (PP):

O trabalho de Natta e Ziegler que permitiu obter de polímeros de etileno olefinas, abriu o caminho para a obtenção de outros polímeros.

Fabricação de polipropileno começa em 1957.

Este plástico, também com uma estrutura semicristalina, superada em Propriedades mecânicas de polietileno, sua densidade foi o mais baixo de todos os plásticos, e seu preço também era muito baixo, mas tinha uma grande sensibilidade para o frio e ultravioleta luz, que fez da idade rapidamente. Por este motivo, seu uso foi reduzido para algumas aplicações.

Mas a descoberta de novos estabilizadores de luz e a maior resistência ao frio alcançado com polimerização de etileno-propileno e facilidade do PP para admitir reforzantes carrega, fibra de vidro, talco, amianto, etc. e o baixo preço do boom deu o uso deste material.

Usado para muitas peças de carros, como para amortecedores de exemplo em coberturas dos aparelhos e caixas de pilhas e outras máquinas.

Ter uma estrutura linear é usada para ráfia e monofilamento, fabricação de tapetes, cordas, sacos tecidos, fitas de embalagem.

Ele suporta temperaturas bem perto de 100 ° c, que é usado para tubos de fluido quente.

Podemos encontrar também em embalagem de medicamentos, produtos químicos e, acima de tudo, alimentar a ser esterilizados ou embalagem quente.

Também usado na forma de filme que tem um alto grau de transparência e boas propriedades mecânicas: peepholes para envelopes, fitas adesivas, etc.

POLYOXYMETHYLENE (POM):

Este plástico é também conhecido como termoplástico de resina, Poliacetais ou poliformaldehído. Ele foi obtido por primeira vez por Staudinger química, mas devido à sua instabilidade térmica foi demitida seu fabrico industrial.

Suas propriedades mecânicas foram ainda maiores do que as poliamidas, feitas que trabalhar duro para resolver este problema de baixa resistência térmica.

Acetático de homopolímero e copolímero de Acetático também apareceu em 1958.

O primeiro foi sua estabilidade térmica através de aditivos.
Ela foi feita em copolímero enxertia na cadeia de alguns núcleos.

Homopolímeros e plásticos têm algumas diferenças em suas propriedades, mas em geral podemos dizer ambos têm um bom coeficiente de deslizamento, boa resistência química a solventes e gorduras, mas pobres em muito alcalinas ou ácidas, excelentes propriedades mecânicas e não absorver água.

Usado para engrenagens, rolamentos, partes de máquinas pequenas, fixações de esquis, etc.

Policarbonato (PC):

Este plástico apareceu na década de 1950.

É amorfa, transparente, mantenha uma temperatura de trabalho até 135 ° C, e tem boas propriedades mecânicas, dureza e resistência química.

Ele é usado em engenharia elétrica, aparelhos, peças automotivas, iluminação, capacetes de segurança.

Ele hidrolisa com água em alta temperatura.

APLICAÇÕES EM PLÁSTICO

Plásticos são cada vez mais em aplicações industriais e de consumo.

Embalagem :
Um dos principais aplicativos de plástico é a embalagem. Vendido uma boa quantidade de polietileno de baixa densidade sob a forma de quebra automática de rolos de plástico transparente. O polietileno de alta densidade é usado para filmes plásticos mais espessas, utilizada em sacos de lixo. Eles também são usados na embalagem: polipropileno, poliestireno, vinil de policloreto de vinila (PVC) e cloreto de polivinila vinilideno. Este último é utilizado em aplicativos que requerem vedação gasket, porque que não permite a passagem de gases (por exemplo, oxigênio) dentro ou para fora do pacote. Da mesma forma, o polipropileno é uma boa barreira contra o vapor de água; Ele tem aplicações no mercado interno e é usado na forma de fibra de vidro para fabricar tapetes e capachos.

Construção :
A construção é um dos setores mais utilizado de todos os tipos de plásticos, incluindo a embalagem descrita acima. O polietileno de alta densidade é usado em tubos, da mesma forma como o PVC. Ele também é usado na forma de folha como material de construção. Muitos plásticos são usados para isolar os fios e os segmentos e implementados sob a forma de poliestireno serve de espuma para isolar paredes e tectos. Esquadrias para portas, janelas e tectos, molduras e outros artigos também são feitas com plástico.

Outros aplicativosSectores outros industriais, especialmente o fabrico de motores, também dependentes destes materiais. Alguns muito resistentes plásticos são usados para fabricação de peças dos motores, como coletores de leva de ar, combustível tubos, latas de emissão, bombas de combustível e dispositivos electrónicos. Muitos corpos de carro são feitos de plástico reforçada com fibra de vidro

Plásticos são também usados para fabricar os reservatórios para escritórios, dispositivos eletrônicos, pequenos acessórios e equipes de ferramentas. Aplicações de produtos de consumo plástico incluem brinquedos, bagagem e esportivos.

O PROBLEMA AMBIENTAL DO PLÁSTICO

Muitas das vantagens do produto plásticos são convertidos em desvantagem neste momento deixamos já é a embalagem porque é descartável, quer quando jogamos objetos de plástico porque podemos ter quebrado.

Enquanto o plástico poderia ser reutilizado ou reciclado em sua grande maioria, a verdade é que estes resíduos são hoje um problema intratável, principalmente nas grandes cidades. É realmente uma tarefa dispendiosa e complexa para os municípios responsáveis pela recolha e eliminação de resíduos que a quantidade de embalagens deve ser adicionado o volume que eles representam.

Plásticos de características criar problemas na recolha, transferência e eliminação. Alguns fatos avisar-nos sobre isso. Por exemplo, um caminhão com capacidade para transportar 12 toneladas de lixo comum transporta apenas 6 ou 7 toneladas de plásticos de plásticos compactados e apenas 2 sem compacto.

Em totais plásticos descartáveis hoje vai para o lixo fica nos últimos anos o aumento sustentável embalagens de PET, principalmente a partir de garrafas descartáveis do lençol freático, óleos e bebidas não alcoólicas e alcoólicas. Empresas, visando reduzir os custos e coberto na ausência de legislação, estão substituindo os recipientes de vidro com inicialmente e não recuperáveis plástico mais tarde. Esta decisão implica uma mudança permanente na composição dos resíduos.

RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO DE PLÁSTICO

Embora existam mais de cem tipos de plásticos, os mais comuns são apenas seis, e ele é identificado com um número dentro de um triângulo com finalidade de facilitar sua classificação para a reciclagem, que as características dos plásticos geralmente requerem uma reciclagem separadamente.

NOME DO TIPO

RECURSOS

USOS/APLICAÇÕES.

 

PET

Polietileno tereftalato

Ele ocorre de ácido tereftálico e etileno glicol, condensação poli; Existem dois tipos: grau de grau e garrafa de têxteis. Para garrafa de grau é deve postar condensar, existem diversas cores para esses usos.

Embalagens para refrigerantes, óleos, cosméticos, água mineral, vários frascos (maionese, molhos, etc.). Filmes transparentes, fibras têxteis, laminado barreira (alimentação), embalagens a vácuo, sacos de forno, bandejas para microondas, fitas de vídeo e áudio, geotêxteis (pavimentação de estradas); Filmes radiográficos.

 

HDPE

Polietileno de alta densidade

O polietileno de alta densidade é um termoplástico feito de etileno (preparado a partir de etano, um dos componentes do gás natural). É muito versátil e pode ser transformada de várias maneiras: injeção, sopro, extrusão ou Roto-moldagem.

Embalagem: detergentes, água sanitária, óleo do motor, xampu, sacos de leite para supermercados, Bazar e talheres, caixas para peixes, refrigerantes e cervejas, baldes para pintura, gelados, óleos, bateria, tubos de gás, telefone, água, mineração, drenagem e sanitário, potes, sacos tecidos.

 

PVC

Cloreto de polivinil

Produzido a partir de duas matérias-primas naturais: gás sal comum (*) 57% e 43%.

Para processamento, é necessária para o fabrico de compostos com aditivos especiais, permitindo obter produtos de várias propriedades para um grande número de aplicações. Produtos totalmente flexíveis ou rígidos (injeção - extrusão - soprado) podem ser obtidos.

(*) Clorudo de sódio (NaCl 2)

Embalagem para água mineral, sucos, óleos, maionese. Perfis para molduras de janelas, portas, tubagens de esgotos domésticos e redes, mangueiras, bolha wrappers para doces, brinquedos, remédios, pilhas, filmes de embalagens flexíveis (carne, charcutaria e legumes), cobertura de filme, cabos, cuerina, vinil (decoração), Catéteres, sacos de papel para o sangue.

 

PEBD

Polietileno de baixa densidade

Produzido a partir de gás natural. Semelhante a do HDPE é altamente versátil e são processadas de várias maneiras: moldagem, extrusão, injeção e sopro.

Faça sua transparência, flexibilidade, resistência e economia só está presente em uma variedade de embalagens, ou em conjunto com outros materiais e variadas aplicações.

Sacos de todos os tipos: supermercados, lojas, pão, alimentos congelados, industrial, etc. Filmes: Agro (revestimento dos canais de irrigação), empacotamento automático de produtos industriais e de alimentos (leite, água, plásticos, etc.). Filme, Streech base para fraldas descartáveis. Bolsas de soro, recipientes herméticos no mercado interno. Tubos e maçanetas (cosméticos, medicamentos e alimentos), tubos para irrigação.

 

PP

Polipropileno

O PP é um termoplástico obtido pela polimerização do propileno. Plásticos são formados pela adição de etileno durante o processo. O PP é um plástico rígido de alta cristalinidade, alto ponto de fusão, resistência excelente química e baixa densidade. Para adicionar diferentes cargas (talco, borracha, fibra de vidro, etc.), melhorar suas propriedades para transformá-lo em um engenharia de polímeros. (PP é transformado em indústria por processos de injeção, fundidos e extrusão/termoformagem).

Filme/película (para alimentar, lanches, cigarros, goma de mascar, doces, vestuário). Sacos de tecido (para as batatas, cereais). Embalagens industriais (saco grande). Cabos de segmentos, corda. Tubos para água quente. Seringas descartáveis. Em geral, cobre recipientes. Bazar e talheres. Gavetas para bebidas. Baldes para pintura, gelados. Pote de margarina. Fibras para estofados, colchas, etc. Tecidos não (fraldas descartáveis). Tapetes. Caixas de bateria, pára-choques e autopeças.

 

PS

Poliestireno

PS de vidro: é um polímero de monômero de estireno (derivado do petróleo), lente e alto brilho.

PS de alto impacto: É um polímero de monômero de estireno oclusões de polibutadieno conferidas pela alta resistência ao impacto.

Ambas PS são facilmente moldáveis através de processos: injeção, extrusão/termoformagem, golpe.

Recipientes para produtos lácteos (iogurte, sobremesas, etc.), sorvetes, doces, etc. Vários recipientes, copos, bandejas de supermercados e mercearias. Frigoríficos: têm, prateleiras. Cosméticos: embalagem, lâminas de barbear descartáveis. Bazar: pratos, coberto de bandejas, etc. Brinquedos, fitas, bolhas, etc. Isolamento: placas de espuma PS.

 
Fonte:RINCONDELVAGO.COM.